sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O homem do partido e o partido do homem

Tornou-se quase uma verdade adquirida que Lula e o PT não mais se entendem. O Presidente e seu partido discordariam em muitos pontos, sendo o Presidente sempre mais moderado. E boa fatia da imprensa colabora para tal ficção, ao afirmar a existência dessa discordância.

Uma vez mais a ficção veio à tona com a realização do 3º Congresso do PT. Lula teria se agastado com o Partido em muitas coisas. Mas, curiosamente, foi seu grupo quem dominou o Congresso e favoreceu ou aprovou as principais teses do mesmo, como a volta do socialismo, o pedido da reestatização da Vale do Rio Doce, a Constituinte da reforma política e o incentivo ao aborto. Além de Lula ter defendido e pedido acaloradamente solidariedade aos indiciados da "organização criminosa" que levou a cabo o mensalão.

A jornalista Dora Krammer desfaz o mito dessa discordância, no artigo Cordão Umbilical publicado no Estadão (4.set.07), mostrando que o PT e Lula vivem em simbiose perfeita. Inclusive... fingindo que não concordam um com o outro:

  • "Não confere com os fatos a análise segundo a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu partido andam em desacordo um com o outro. O 3º Congresso Nacional do PT mostrou que ambos estão mais afinados do que nunca.

    Trata-se de uma ficção destinada a marcar prudente distância entre a figura do presidente e determinadas peripécias partidárias a versão muito em moda de que Lula está agastado com o PT e, este, desolado com o presidente por ter perdido espaços dentro do governo.

    Exatamente por essa visão das coisas ser politicamente conveniente ao governo é que surpreendeu o discurso do presidente no congresso. Além de uma defesa veemente dos réus no processo criminal em curso no Supremo Tribunal Federal, Lula dobrou a aposta do desafio à realidade ao retomar a tese da supremacia petista no campo da ética. ....

    Sob a ótica do presidente Lula, nada, nem os fatos, nem a opinião preponderante na sociedade têm mais importância que sua cidadela.

    Agiu como homem de partido, assim como o PT agiu como o partido do homem".

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário: